Hierarquia dos grupos SRAM para o MTB
- Por Daniel Ramos
Podemos entender que o conjunto de vários componentes das bicicletas constituído por cassete, trocadores, coroas, pedivela, freios e até mesmo em alguns casos as rodas, são denominados de "grupo" ou " Groupset".
No caso da Sram podemos considerar da seguinte maneira do - TOP para o + TOP:
SRAM GX
Pedivela com 1 ou 2 coroas(bem raro) e no cambio traseiro cassetes 10 ou 11 velocidades
Para bicicletas mais simples sem uso da teconologia X-Horizon.
SRAM NX
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes 11 velocidades
Para bicicletas mais simples, pousue movimentação X-Horizon.
SRAM X01
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes 11 velocidades
Para bicicletas com uso mais intenso, pode não ser apropriado para o MTB
SRAM XX1
Pedivela com 1coroa e no cambio traseiro cassetes 11 velocidades
Para bicicletas de XC com mais desempenho e leveza.
SRAM SX EAGLE
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes 12 velocidades
Para bicicletas mais simples é o grupo básico para 12 velocidades.
SRAM NX EAGLE
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes 12 velocidades.
Para bicicletas mais simples, porém com mais teconologia dos grupos mais avançados.
SRAM GX EAGLE
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes 12 velocidades
Para bicicletas de nível mais intermediário, reune tecnologiados grupos mais avançados, com uso de materiais um pouco mais pesados.
SRAM X01 EAGLE
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes12 velocidades
Para bicicletas de nivel mais avançado e agrassivo.
SRAM XX1 EAGLE
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes 12 velocidades
Para bicicletas de nível mais avançado é grupo mecânico mais top da Sram.
SRAM X01 EAGLE AXS
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes 12 velocidades
Para bicicletas mais avançadas, com construção mais robustas, com teconologia sem fio para troca de marchas.
SRAM XX1 EAGLE AXS
Pedivela com 1 coroa e no cambio traseiro cassetes12 velocidades
Para bicicletas mais avançadas com teconologia sem fio para troca de marchas, ideal para que procura alto rendimento em competições.